A história da Arrifana de Sousa está diretamente ligada a Penafiel e não poderíamos deixar passar em branco este mês tão especial para cidade e para as suas gentes.

Destacamos deste mês de novembro, a importante Feira de São Martinho, que decorre entre os dias 10 e 20, e que encherá as ruas da cidade com as nossas gentes e com milhares de visitantes de outras paragens. A Feira, que celebra o santo padroeiro de Penafiel, é um dos acontecimentos mais relevantes na região e gira em torno de saberes tradicionais que vão da lavoura ao comércio, da criação de gado ao artesanato, passando naturalmente pela inevitável gastronomia regional – os famosos rojões com castanhas ou as já indispensáveis Tortas de São Martinho.

Talvez não saiba, mas a Feira tem origens ancestrais, que poderão remontar ao século XI. Na carta de foral concedida pelo rei D. Manuel I, que estabeleceu o concelho de Penafiel, precisamente há 500 anos, já se mencionava a Feira de S. Martinho. Em 1770, quando, por ordem de D. José I, a vila de Arrifana de Sousa passa a cidade e assume a designação pela qual é conhecida hoje, Penafiel, a Feira já era um marco económico muito importante para a região norte, local importante para a transação de animais e bens agrícolas.

Por decreto de D. Pedro V, na sequência de surtos de cólera (1856) e de febre amarela (1857), os grandes ajuntamentos foram proibidos e as festas transitaram para abril, ficando conhecidas como o São Martinho pequenino. Mas a tradição foi recuperada e novembro voltou a ser o mês eleito para a Feira.

Recentemente, depois de anos em que o aspeto religioso foi sendo progressivamente esquecido, começou a organizar-se a procissão de São Martinho, oportunidade para ver a imagem do santo padroeiro passar pelas ruas da cidade no dia que lhe é dedicado, 11 de novembro.

A relevância económica do evento é inquestionável, mas hoje a Feira vem mais associada ao aspeto lúdico, especialmente ligado à gastronomia e ao consumo dos bens sazonais. As castanhas são já famosas, e os magustos sucedem-se pela cidade. Mas é a prova do vinho novo, tradição secular em que se testa o resultado das vindimas das várias adegas da região, que mais seduz os visitantes.

A Feira de São Martinho marca o início de um longo período festivo, altura dada aos exageros alimentares. Caso sinta ser necessário, não hesite em procurar a multifacetada equipa da Arrifana de Sousa, disponível para o ajudar nas mais diversas valências.

A equipa Arrifana de Sousa deseja-lhe um bom São Martinho.

Partilha: